fbpx
Select Page

Esta é a nossa Semana Lucrativa 11, um espaço onde comentamos os principais eventos que impactaram os mercados na semana anterior e aqueles eventos que poderão causar variações nos nossos portefólios de ações.

 

Principais eventos da semana anterior:

  • Desde que comecei a apresentar este formato das Semanas Lucrativas, esta é a primeira semana em que todos os índices subiram! O PSI-20 e o Russell 2000 brilharam, tendo subido mais de 5%; o STOXX 600 subiu 2.64%; o Nasdaq subiu 1.86%; o S&P500 subiu 1.59%; e o Dow Jones 1.58%.
  • A semana ficou manchada pelos tumultos no Capitólio em Washington, suspensão de contas do presidente dos EUA no Twitter e no Facebook, e uma condenação dos líderes mundiais para o que aconteceu no país que afirma ser o mais democrático do mundo. De qualquer das formas, Joe Biden será oficialmente o próximo presidente dos EUA e os democratas ganharam em todas as frentes, o que poderá ter impactos positivos nas ações de empresas europeias nos próximos quatro anos.
  • Com os incentivos financeiros a continuarem a injetar triliões de dólares na economia americana (e de euros na europeia), a Inflação poderá vir a disparar no curto prazo. Há 40 anos que não se vê grandes mexidas na inflação, mas esta enorme dívida que os bancos centrais estão a fazer acumular vai ter de ser paga.
  • Os EUA perdem 140 mil empregos pelo primeiro mês desde abril, quando era esperado um aumento de 75 mil novos empregos. As maiores perdas vieram no turismo e educação, mas houve ganhos na área dos serviços.
  • As tarifas dos EUA sobre bens de luxo franceses foram suspensas, depois de a França ter voltado atrás nas taxas a aplicar a gigantes tecnológicas.
  • O mercado de smartphones usados cresceu 9.2% em 2020, atingindo 225.4 milhões de dólares.
  • A capitalização bolsista da Tesla superou a do Facebook esta semana. Já há muito que digo que esta especulação nas ações da Tesla está a ajudar o Elon Musk a tornar-se cada vez mais rico, mas não necessariamente os investidores. Esta semana confirmou-se a primeira afirmação e o Elon Musk tornou-se o homem mais rico do globo.
  • Por falar em bolhas, que tal a da Bitcoin, que ultrapassou a barreira dos 40.000 dólares? O mercado das criptomoedas já vale mais de 1 trilião de dólares no conjunto (com cada vez mais criptomoedas a aparecerem no mercado – já são mais de 3000, provável que cheguemos ao final de 2021 com mais de 4000)
  • Resultados trimestrais: A Bath Bed & Beyond apresentou quebras nas vendas de 5% de $2.75B para $2.62B, mas um aumento nas vendas online de 77%; a Walgreens apresentou um EPS de $1.22 (17% queda YoY); a Constellation Brands apresentou lucros de $1.2B ou $3.09 EPS; a WD-40 viu as receitas aumentarem 26.4% para os $124M e um EPS de $1.72; e a Micron apresentou receitas de $5.77B, um aumento de 12.3% e um EPS de $0.78.

 

 

Principais eventos da próxima semana:

  • Na próxima semana teremos dados relativos à Inflação, a índices de consumidores (CPI) e a vendas gerais.
  • Quanto a resultados trimestrais: teremos a Carnival Corporation na 2ª-feira; IHS Markit na 3ª-feira; Aphria, Charles Schwab, BlackRock e Delta Air Lines na 5ª-feira, JPMorgan, Wells Fargo, PNC Financial e Citigroup na sexta-feira.

 

——————————————————————————–

 

Se ainda não pertences à lista exclusiva dos Investimentos Lucrativos, podes fazê-lo hoje mesmo. Basta dizeres o teu nome e email aqui em baixo e vais receber conteúdo exclusivo todas as semanas: