Select Page

Este artigo foi escrito especialmente para os amantes da Tesla.

Mas outras pessoas poderão encontrar aqui uma informação extremamente útil no que toca a investimentos e manipulação de mercado.

 

Quando compras ações da Tesla, será que estás a investir na empresa, ou será que estás apenas a tornar o Elon Musk cada vez mais rico?

 

No fim de maio de 2020 foi noticiado que o Elon Musk ganhou um prémio de performance no valor de $775 milhões.

Por ter conseguido manter a capitalização bolsista da Tesla acima dos $100 biliões, Elon Musk recebeu um prémio chorudo! Este prémio faz parte de um pacote de incentivos que poderá chegar até aos 50 biliões de dólares! Sim, leste bem, são 50.000.000.000 a ser adicionados à sua conta bancária. Assim, fácil!

 

Por ter mantido a capitalização bolsista da empresa acima dos 100 biliões de dólares seis meses seguidos, Elon Musk recebeu Opções de Compra que lhe permite comprar ações a 350 dólares cada uma.

Opções são instrumentos financeiros que dão a opção de comprar um ativo, mas não obrigam a fazê-lo.

Assim, o Elon Musk pode comprar ações a $350 quando elas valem, à data de escrita deste artigo, mais de 800 dólares. Ou seja, se ele exercer já estas Opções de Compra, ele obterá um lucro de cerca de 130%!

130% em apenas 6 meses! Que investimento lucrativo!!!

 

O chefe-executivo da Tesla sabe o que está a fazer. E por isso fez o possível e o impossível para manter as ações da Tesla sobre-avaliadas. Fez de tudo para manter a capitalização bolsista acima dos 100 biliões de dólares durante 6 meses, pois assim consegue um prémio chorudo!

 

Percebes agora porque é que ele em 2019 disse que tinha quem lhe comprasse a empresa a $420/ação?

Ou porque está constantemente no Twitter a escrever mensagens que puxem os preços das ações cada vez mais para cima?

Ele tem um interesse enorme para que isso aconteça.

Mantendo a capitalização bolsista inflacionada acima dos $100 biliões, conseguiu um prémio chorudo.

 

Mais! Para conseguir o total dos 50 biliões de dólares em prémios, Elon Musk terá de ser capaz de manter a capitalização bolsista da empresa acima dos 650 biliões de dólares em 2028. Percebes agora porque é que ele vai fazer tudo por tudo para conseguir manter as ações inflacionadas?

Se o conseguir fazer, obterá 50 biliões de dólares em apenas 8 anos! Um marco fantástico, até entre a elite dos bilionários.

 

 

Por isso a minha pergunta para ti, se investes na Tesla ou se estás a pensar alocar parte do teu capital na compra de ações da Tesla, é a seguinte: estarás a investir na Tesla, ou será que estás apenas a ajudar o Elon Musk a enriquecer?

 

É muito importante ter atenção à manipulação de mercado. Há alguns gestores a fazê-lo. E pode significar que os seus interesses não estejam alinhados com os teus. Cuidado com isso!

 

Claro que não tem mal nenhum o CEO da empresa enriquecer. É normal que isso aconteça quando as empresas crescem. Mas os acionistas deveriam enriquecer na mesma proporção.

Aqui passa-se o contrário, com o CEO a enriquecer a um ritmo muito mais elevado do que quem compra as ações. E, muito provavelmente, com os interesses desalinhados com os teus.

 

 

PS: os administradores das empresas podem receber prémios anuais pelo desempenho das empresas nos mercados acionistas. É comum ver isto a acontecer em várias empresas cotadas em Bolsa. Muitos gestores ganham fortunas por somarem aos seus salários uma quota de prémios. Contudo, há regras rígidas nos mercados regulados para que os gestores não manipulem os preços das ações e assim se permitam receber prémios chorudos. O Elon Musk já foi investigado pela Security Exchange Comission (SEC) – autoridade que regula os mercados nos Estados Unidos da América. Tudo por suspeitas de práticas ilícitas.

 

 

Saudações lucrativas,

Frederico Santarém