Tenho uma grande paixão pelos investimentos em ações asiáticas, e a Alibaba é uma delas! A minha paixão (e convicção) nestes mercados é tão grande que criei o grupo de facebook gratuito das Ações Asiáticas, onde as pessoas partilham conteúdos relacionados com estes mercados tão fantásticos.
A paixão por estes mercados levou-me a já introduzir brevemente 3 das maiores empresas da Ásia, as chamadas BATs. Podes ver aqui a primeira parte e aqui a segunda parte. E claro, a Alibaba é uma destas empresas extraordinárias.
A Alibaba detém várias subsidiárias que oferecem serviços de comércio online e mobile (telemóvel) em todo o mundo. O seu principal objetivo é permitir a pequenos e médios empresários alavancar os seus negócios através do uso da tecnologia e chegar a dois mil milhões de pessoas em todo o mundo.
O nome Alibaba nasce pelo seu fundador, Jack Ma, ter percebido em viagens pelo mundo que toda a gente conhecia a história de Alibaba e o momento “abracadabra”. Ele sabia que este nome iria ser reconhecido em todo o mundo e iria ajudar à expansão da empresa. O certo é que 3 anos depois de fundar a empresa, esta já era lucrativa!
Opera várias subsidiárias sobre 4 segmentos principais: 1) Core Commerce, 2) Cloud Computing, 3) Digital Media and Entertainment, e 4) Innovation Initiatives. Adicionalmente, tem ainda uma posição relevante na Ant Group (33%), que providencia serviços de pagamento e financeiros tanto para clientes como para empresários.
O comércio online na China está a um nível inimaginável para nós aqui no ocidente! E a Alibaba é líder em tudo o que tenha a ver com e-commerce.
No entanto… as ações não têm acompanhado a empresa. Enquanto a empresa cresce, as ações caem.
O que se passa? Porque caem as ações? E porque considero que a empresa Alibaba está ridiculamente barata?
Explico-te tudo neste vídeo, com uma avaliação da empresa completa
Se tiveres alguma dúvida, contacta-me por e-mail ou deixa a tua pergunta aqui nos comentários.
Saudações lucrativas,
Frederico Santarém