Select Page

sobre o autor

Olá, sou o Frederico Santarém. Sou um apaixonado por Biologia e estou a terminar o doutoramento na Universidade do Porto, onde procuro compreender como o ecoturismo pode ajudar pessoas desfavorecidas economicamente e como pode conservar animais em perigo de extinção nos desertos. A minha outra grande paixão são os investimentos! Atualmente, também me dedico a ajudar investidores a rentabilizar as suas poupanças 10% ou mais ao ano com investimentos a longo prazo em empresas cotadas na Bolsa de Valores.

 

Cresci no seio de uma família da classe média, mas o meu crescimento foi sempre atribulado. Sempre senti muitas dificuldades financeiras. Após o meu pai abandonar a família, e vivendo somente com a minha mãe desde tenra idade, enfrentámos duas crises financeiras que praticamente destruíram o que conhecíamos da nossa casa. Por duas vezes vi a minha mãe sofrer imenso por ver a comida nos armários a acabar tão rapidamente e não conseguir dar ao seu filho o que tanto queria. Quando esteve desempregada e impossibilitada de me pagar os estudos, ainda foi pior. Eram dias de muita ansiedade e muito choro, muita angústia, muito desespero…

 

Numa dessas vezes, a comida em casa praticamente acabou; eu estava a fazer apenas duas refeições por dia e a ver quando chegaria o dia em que não teria mais o que comer. Nós vendemos de tudo: móveis, livros e objetos vários do quotidiano. Tudo para que tivéssemos mais um euro no bolso que nos permitisse comprar comida para o dia seguinte. Felizmente, saímos sempre dessas crises mais fortes, com vontade de aprender mais e progredir no sentido de uma vida mais rica, mais preenchida, mais feliz.

 

Comecei a trabalhar desde os 18 anos para sustentar os meus estudos. Fiz toda a licenciatura e mestrado com o dinheiro que ganhei a trabalhar em supermercados, bares e restaurantes; dinheiro que mal entrava na conta saía para pagar as propinas, a alimentação e os transportes. Tal como centenas de portugueses, eu também tive de trabalhar desde cedo para ajudar a família.

 

Cheguei a trabalhar em três sítios ao mesmo tempo depois de concluir o mestrado em 2013. Era funcionário no McDonald’s, enquanto fazia trabalhos de consultoria ambiental e atividades de educação ambiental. Trabalhava sete dias por semana, quase 16 horas por dia. Eu estava a trocar horas de trabalho por dinheiro! Eu estava a ficar sem energia, sem paciência e capacidade de me relacionar com pessoas. Os salários eram importantes, mas estava a perder saúde; eu estava a trocar a minha energia por uma vida medíocre, e não podia ser! Tinha de mudar algo na minha vida!

 

Tinha de perceber de que forma algumas pessoas conseguem juntar tanto dinheiro ao longo da vida, atingir a liberdade financeira sem comprometer as relações familiares e de amizade. Tinha de perceber de que forma era possível ganhar mais, trabalhando menos, e com mais alegria.

 

Em 2015 comecei a minha jornada de investidor. Com uma vontade de aprender com os melhores, e devorador de livros como sempre fui, comecei a ler livros sobre poupança e investimentos. Li sobre Bolsa de Valores, mercados Forex, investimentos imobiliários, certificados de Aforro e de Tesouro, depósitos bancários, etc.

 

Cedo me apercebi que a informação em português era escassa. Há poucos livros de investimento traduzidos para português. Há muita informação na Internet sobre como investir o nosso dinheiro, mas pouca desta informação está em português e a pouca que há encontra-se muito dispersa e nem sempre é passada da melhor forma.

 

Ao mesmo tempo, desde que mencionei aos meus amigos que investia parte do meu salário em ações, não pararam de chegar pedidos de ajuda. Muitos queriam saber como e onde investir. “Qual a melhor estratégia? Como asseguro que não perco o meu capital?” – eram algumas das perguntas que mais faziam.

 

Decidi então criar esta plataforma – Investimentos Lucrativos, onde todos os portugueses podem aprender a investir corretamente as suas poupanças a longo prazo e, com isso, permitir que:

  • trabalhem menos enquanto ganham mais;
  • os seus filhos frequentem e paguem facilmente a faculdade ou aquela formação que tanto querem;
  • possam comprar aquela casa, aquele carro ou aquela viagem dos seus sonhos;
  • todos tenham tempo para dedicar às suas famílias e amigos, pois são estas relações o mais importante das nossas vidas.

 

Tal como tu, eu também já troquei horas de trabalho por dinheiro.

Tal como tu, eu também já enfrentei crises financeiras severas.

Tal como tu, eu também já chorei por não conseguir sustentar a família.

Tal como tu, eu também não consegui comprar aquela prenda de natal para aquela pessoa especial.

Tal como tu, eu também já me questionei o que poderia fazer mais pela minha família, pelos meus amigos, pela minha comunidade.

Tal como tu, eu também já perguntei como investir.

 

Aprende a investir em boas ações que te farão atingir a liberdade financeira que tanto desejas. Ao longo desta jornada, vou-te ensinar como mazimizares os teus lucros e diminuires o risco de perda de capital. Ao máximo!

Junta-te a esta comunidade de pessoas que querem fazer mais pelo seu dinheiro.

Participações em Podcasts

missão

Ajudar investidores a encontrar investimentos lucrativos a longo prazo.

Ensinar as técnicas usadas pelos melhores investidores do mundo para conseguir retornos superiores com consistência.

Visão

Ser a plataforma de investimentos nº1 em Portugal, reconhecida como a melhor opção para:

1) Aumentar a literacia financeira em Portugal

2) Mostrar como as ações de empresas cotadas em Bolsa são o melhor ativo para rentabilizar o capital do investidor.

3) Mostrar como é possível obter rendimentos superiores à média do mercado, com o risco controlado.

valores

1) Investir em negócios a longo prazo; não em ações a curto prazo.

2) Manter o foco nos negócios. Os titãs do investimento sabem que as cotações variam diariamente, mas uma variação num negócio demora anos a manifestar-se.

3) Manter a disciplina de comprar excelentes negócios com um desconto significativo, que é o que gera valor a longo prazo: para a sociedade e para o investidor.

4) Investir em empresas com responsabilidade social e ambiental.