Semana Lucrativa 9, a primeira do mês de março.

Este é um espaço onde comentamos os principais eventos que impactaram os mercados na semana anterior e aqueles eventos que poderão causar variações nos nossos portefólios de ações.

 

Principais eventos da semana:

  • Mais uma semana de perdas para quase todos os índices que acompanhamos aqui: o Nasdaq foi o que caiu mais: 3.64%; o Russell 2000 0.52%; o PSI-20 1.58%; e o S&P50003%. No entanto, o STOXX 600 subiu 0.11% e o Dow Jones subiu 1.38%.
  • O Índice Industrial de Gestores de Contas (PMI) dos EUA veio nos 60.8, quando se esperava 58.8. Já o da Alemanha veio nos 60.7 (em linha com o esperado). Lembrar que valores abaixo de 50 representam uma recessão, e valores muito acima de 50 representam períodos de expansão económica.
  • O índice de Atividade Não-Industrial nos EUA veio nos 55.3, quando se esperava um valor de 58.7. Ainda que abaixo do esperado, o valor é considerado ótimo (está acima dos 50).
  • O relatório de emprego não-agrícola revelou 379mil empregados no setor nos EUA, contra os 182 mil esperados. Este é dos dados macroeconómicos mais importantes para o país.
  • As vendas automóveis em Portugal caíram 42.7% nos dois primeiros meses do ano face a igual período de 2020.
  • No que toca a fusões e aquisições: tivemos a holandesa Akzo Nobel (3ª maior fabricante mundial de tintas) a concluir a aquisição do negócio de tintas decorativas da catalã Titan, onde a portuguesa Neuce ficou com o negócio das tintas em pó.
  • Resultados trimestrais:
    • Hilton Grand Vacations: receitas caíram 55% para os $212M e os prejuízos foram de $154M (ou $1.81/ação).
    • Aercap: a líder mundial de leasing de aviões reportou um lucro líquido para o 4ºtrimestre nos $28 milhões ($0.22/ação), uma quebra de 91% face ao ano anterior. As receitas caíram 18% para os $1B. Fluxos de Caixa vieram nos $653M, uma subida de 21% QoQ. Liquidez de $9B (o que contrasta com o valor de mercado atual nos $6.59B).
    • Lufthansa: a companhia aérea alemã reportou uma quebra nas receitas de 73% e prejuízos de 780M€ (o que contrasta com um lucro de 585M€ no ano anterior).
    • Wendy’s: receitas subiram 11.8% para os $382M e o lucro por ação disparou 112.5% para os $0.17.
    • Berkshire Hathaway: As receitas diminuíram 3% para os $245B e os lucros 47% para os $40.7B. Warren Buffett partilhou ainda a sua Carta Anual aos Acionistas, que eu analisei aqui. Aconselho-te a ler a carta (se ainda não o fizeste), pois há aqui muitas preciosidades de investimento. Também partilhei essa informação na Investing.com, um dos maiores portais financeiros do mundo e onde me convidaram a partilhar informação relacionada com investimentos no Canal de Opiniões/Análises.
    • Jerónimo Martins: a retalhista portuguesa com presença internacional viu os lucros caírem 20% para os 322M€ no total do ano de 2020. No entanto, as vendas subiram 3.5% para os 19.3B€. Por segmento, os resultados das vendas foram os seguintes: Biedronka +6.7% (representa 69.8% das vendas); Ara +8.9% (representa 4.2% das vendas); Pingo Doce -1.9% (representa 20.1%% das vendas); Recheio -15.9% (representa 5.4% das vendas); Hebe -5.4% (representa 1.4% das vendas), Outros -40.5% (representa 0.1% das vendas).
    • Target: Receitas subiram 21% YoY para os $28.34B, as vendas comparáveis subiram 20.5%, e o lucro líquido disparou 66% para os $1.38B.
    • Costco: a retalhista viu as receitas subirem 14% no trimestre para os 43.8B e o lucro líquido 3% para os 951 milhões.
    • Snowflake: as receitas mais do que dobraram no 4ºT para os 178M€. Mas os prejuízos de $199M são quase o dobro do esperado.
    • Broadcom: as receitas subiram 14% no 1ºT para os $6.6B, e o lucro líquido veio nos $1.38B.
    • Zoom Video Communications: As receitas dispararam 326% YoY para os $2.6B e os lucros dispararam 31x para os $671.5M ($2.25/ação). Mesmo o FCF disparou 11x em relação ao ano anterior. São número absolutamente fenomenais para a empresa!
    • Novavax: prejuízos de $2.70 por ação.
    • NIO: prejuízos de $014/ação (0.93yuan) ou 1.39B yuan ($212.8M de prejuízo total). Ainda assim representa uma subida de 33% QoQ.
    • AutoZone: vendas comparáveis subiram 15.2%, lucros por ação de $14.93.
    • MercadoLibre: a gigante argentina do comércio online viu as receitas dispararem 124% para os $872M e estão quase a atingir a lucratividade (“apenas” $707.000 de prejuízo o que contrasta com $171.999 no ano anterior).
    • Lemonade: prejuízos de $0.60 por ação (acima do esperado). 

 

Principais eventos da próxima semana:

  • Quanto a resultados trimestrais, teremos: Weibo e CineWorld na 2ª-feira; Deutsche Post e Continentalna 3ª-feira; Oracle, Adidas, Campbell Soup, MAN, Pirelli, Tupperware Brands, NOS, AMC Entertainment, Maisons du Monde e CTT na 4ª-feira; JD.com, JC Decaux e Hugo Boss na 5ª-feira.

 

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