Semana Lucrativa 8, a última do mês de fevereiro.
Este é um espaço onde comentamos os principais eventos que impactaram os mercados na semana anterior e aqueles eventos que poderão causar variações nos nossos portefólios de ações.
Principais eventos da semana 8:
- Esta foi uma semana de perdas para todos os índices que acompahamos aqui: o Nasdaq foi o que caiu mais: 3.83%; o Russell 2000 2.83%; STOXX 600 2.13%; o PSI-20 1.99%; o S&P50096%; e o Dow Jones 1.09%.
- Portugal registou uma contração no PIB de 7.6% em 2020, a maior queda desde 1936 e o dobro de 2012, aquando da austeridade praticada no país. O setor do turismo representa cerca de 15% do PIB de Portugal e sofreu uma enorme quebra em 2020.
- Jerome Powell reiterou que a política de estímulos atual é para manter e que estão atentos às variações na Inflação, ainda que não esteja de momento preocupado com uma grande subida.
- Do lado das aquisições e fusões tivemos a notícia de que a Goodyear vai adquirir a Cooper Tire por $2.8B; e o M&T Bank vai adquirir a People’s United Financial, criando um banco com $200B em ativos sob gestão.
- A Lucid Motors (empresa de veículos elétricos) vai a público depois da fusão anunciada com a SPAC Churchill Capital IV, o que avalia a empresa combinada em $24B e representa uma injeção de $4.4B na empresa de veículos.
- Resultados trimestrais:
- AirBnB: a plataforma de alojamento e experiências turísticas viu as receitas caírem 37% YoY para os $3.4B, e os prejuízos avultarem-se para os $4.6B. Anteriormente analisei a empresa noutro artigo (podes ver aqui).
- Intercontinental Hotels Group: as receitas da cadeia de hotéis caíram 52% para os $992 milhões e o lucro por ação caiu 90% para os 31 cêntimos! Ainda assim a empresa abriu 285 novos hotéis.
- Royal Caribbean: a empresa de turismo náutico reportou prejuízos anuais de 5.8 biliões de dólares (-$27.05/ação).
- Norwegian Cruise Lines: prejuízos de $2.33 por ação (mais do que o esperado).
- GroupOn: as receitas anuais caíram 36% para os $1.4B. Os prejuízos vieram nos 286 milhões de euros.
- ViacomCBS: receitas subiram 3% para os $6.9B e o lucro por ação subiu 13% para os $1.04. Os subscritores globais são agora perto dos 30 milhões (um crescimento de 71% num ano) e a empresa está posicionada para o streaming, com novidades no campo da Paramount+.
- Discovery: as receitas caíram 4% para os $10.67 e o lucro líquido caiu 41% para os $1.2B (ou $1.81 por ação).
- Home Depot: as receitas subiram 19.9% em 2020 para os $132B, e o lucro líquido subiu 14% para os $12.86.
- Lowe’s: aumentou as vendas em 2020 em 28.1% para os $89.6B e o lucro em 36% para os $5.8B.
- Macy’s: apresentou quebra de 29% nas receitas para os $17.34B e prejuízos de $3.9B (ou -$12.68/ação).
- Anheuser-Busch InBev: a maior produtora de cervejas do mundo viu as receitas caírem 3.7% em relação a 2019 ($46.88B).
- Farfetch: a retalhista online de luxo reportou receitas de $1.7B (um aumento de 64% em relação a 2019) e anunciou o primeiro trimestre de EBITDA positivo. Os prejuízos por ação vieram nos $9.75, 9x superior a 2019 (a empresa está a investir no seu crescimento, ainda que não se torne lucrativa nos próximos anos; tal como a Amazon e a Netflix fizeram). Tem agora mais de 1300 vendedores na plataforma e 3 milhões de consumidores ativos.
- Foot Locker: as receitas caíram 13% par aos $7.5B e o lucro 34% para os 323 milhões de dólares.
- Square: a empresa duplicou as receitas em 2020 para os $9.47B. No entanto o lucro caiu 43% para os 213 milhões de dólares. Anunciou ainda a compra de $170 milhões em bitcoin.
- Nvidia: as receitas anuais dispararam 53% para os $16.68B e o EPS 51% para os $1.53.
- EDP: as receitas anuais da elétrica portuguesa mantiveram-se praticamente inalteradas nos 5B€; já os lucros subiram 56% para os 801 milhões de euros.
- EDP Renováveis: as receitas anuais caíram 5% para os 1.7B€ e o lucro líquido aumentou 17% face a 2019 para os 556M€.
- Corticeira Amorim: as vendas anuais caíram 5.2% para os 740M€ e o lucro líquido caiu 14.2% para os 64.3M€. Analisei os resultados em detalhe noutro artigo.
- Novabase: as receitas subiram 10% face a 2019, com o segmento da Next-Gen a representar agora 73% do negócio. O resultado líquido veio nos 7.5M€ (uma queda de 63% face a 2019) e a empresa tem uma posição de dinheiro líquida (Net Cash) de 51.5M€ (quando vale em mercado 115M€, o que pode denotar subavaliação).
Principais eventos da próxima semana:
- Quanto a resultados trimestrais, teremos: Zoom Video, Novavax, Lemonade, Hilton Grand Vacations e Hostelword na 2ª-feira; Target, AutoZone, HP, AerCap na 3ª-feira; Snowflake, Stellantis, Vivendi, Jeronimo Martins, Wendy’s na 4ª-feira; Broadcom, Costco, Merck, Kroger, Gap, Lufthansa, AMC Entertainment na 5ª-feira; London Stock Exchange na 6ª-feira.