Semana Lucrativa 8.

Este é um espaço onde comentamos os principais eventos que impactaram os mercados na semana anterior e aqueles eventos que poderão causar variações nos nossos portefólios de ações.

 

Principais eventos da semana anterior:

  • Os índices Nasdaq e Russel 2000 brilharam, tendo subido 2.34% e 2.88% respetivamente. O S&P500 subiu 0.91%, o Dow Jones 0.24%, e o STOXX 600 1.08%. O PSI-20 manteve-se à tona da água, tendo permanecido praticamente inalterado nos 0.01%.
  • Na reunião desta semana da Reserva Federal dos EUA (FED) foi anunciado que as compras de ativos financeiros são para continuar: 120 biliões de dólares em obrigações todos os meses até que tenham verificado um progresso em termos de taxas de empregabilidade e estabilidade de preços. As compras poderão continuar até 2023.
  • Ainda do lado da FED tivemos a notícia de que o teste de stress realizado aos bancos americanos mostrou resultados otimistas para a generalidade das empresas de crédito, com menores perdas do que o esperado por incumprimentos e atrasos nas prestações de crédito.
  • O Congresso Americano também discute este fim-de-semana um estímulo fiscal de $900 em pagamentos diretos ao consumidor.
  • Boas notícias para os bancos e demais empresas financeiras: tanto o Banco Central Europeu como a FED permitiram aos bancos pagar novamente dividendos. Em particular, os bancos dos EUA poderão recomprar ações próprias. As ações dos bancos americanos dispararam durante o fim-de-semana com a notícia.
  • As vendas do retalho nos EUA caíram 1.1% em novembro, sendo o 2º mês consecutivo de quedas.
  • Tivemos a notícia de que a Robinhood, uma corretora que oferece (supostas) comissões de negociação gratuitas, foi multada em $65 milhões por enganar os seus utilizadores. A empresa foi acusada de providenciar ordens que faforecem as empresas de negociação (trading) mas prejudicam os pequenos investidores. No seu conjunto, os investidores já perderam dezenas de milhões de dólares na plataforma.
  • Do lado das aquisições tivemos a AstraZeneca a anunciar a compra da Alexion Pharmaceuticals, a Electronic Arts a querer comprar a Codemasters por $1.2 biliões, a Philips a comprar a BioTelemetry por $2.5B, e o anúncio de que a Aphria e a Tilray a anunciar uma fusão, criando a maior empresa no setor da Cannabis quando avaliado pela capitalização bolsista.
  • A Wish, uma empresa de comércio online anunciou que vai levantar $1.1B a partir da sua IPO, o que avalia a empresa em 17 biliões de dólares. Isto nunca altura em que as IPOs têm estado ao rubro, depois da AirBnB ter concluído a sua com enorme sucesso. A Coinbase (onde se negoceia a Bitcoin e outras criptomoedas)
  • Resultados trimestrais de empresas internacionais: a NIKE reportou um lucro por ação de $0.78 e as receitas aumentaram 8.8% para os 11.24B; General Mills aumentou as vendas em 7% para os $4.72B e os lucros em 19% para os $688 milhões; a FEDEX reportou um EPS de $4.83 e as receitas subiram 19.1% para os $20.6 biliões.

 

 

 

Principais eventos da próxima semana:

  • Não há grandes eventos a anunciar para a próxima semana. A semana de resultados é diminuta. Estamos em época natalícia e as atenções estão mais viradas para aquilo que interessa: os encontros e reencontros de Natal. Mesmo num ano desafiante como foi o de 2020, este natal não deverá ser muito diferente em termos de mercados dos anos anteriores: sem grandes eventos a anunciar.