Select Page

Neste artigo vamos ver o que é o F.O.M.O.

 

F.O.M.O. significa Fear of Missing Out, ou o Medo de Perder a Oportunidade.

 

O F.O.M.O. caracteriza muitos investidores que estão no mercado com um pensamento de curto prazo.

Estes investidores sentem que não podem perder a última Grande Novidade e por isso querem entrar rapidamente naquele nicho específico do mercado ou naquele ativo financeiro que ajudou outros a enriquecer rapidamente, sem perceberem as consequências de o fazer.

Este medo de perder a última Grande Novidade é responsável por alguns dos períodos de maior euforia a que se seguem muitas vezes períodos de quedas abruptas.

 

As pessoas estão muitas vezes no mercado com medo de perder a corrente, com medo de perder aquela novidade que permitiu ao amigo enriquecer rapidamente. O investidor que está com medo de perder essa corrente acaba por se atirar de cabeça para esse investimento, porque viu o amigo a multiplicar rapidamente o valor inicialmente investido por duas, três, quatro, cinco vezes num curto período de tempo e sente necessidade de, também ele, abraçar essa oportunidade e de querer enriquecer muito rapidamente

 

 

Isto aconteceu várias vezes ao longo da história. Este medo de perder a Última Grande Novidade acontece recorrentemente nos mercados. Vê os 5 exemplos de F.O.M.O. em baixo.

 

 

1. F.O.M.O. com as Tulipas

Um dos eventos onde este medo de perder a corrente foi bem visível foi durante a Mania das Tulipas (Tulip Mania). No século XVII, na Holanda, estava a ser muito popularizada a ideia de ter tulipas e as pessoas estavam a atribuir um valor elevadíssimo aos bolbos de tulipas.

Os preços começaram a disparar num curto período de tempo. Os preços duplicaram, triplicaram, quadruplicaram, durante um curto período de tempo e as pessoas começaram a ver que o amigo estava a enriquecer com a compra e venda de bolbos de tulipas e não queriam perder o barco.

Muitas pessoas, com medo de perder a Oportunidade, acabaram por hipotecar as próprias casas, vender todos os artigos que tinham em casa e vender todos os bens das famílias, para ir comprar um bolbo de tulipa. Isto, claro, quando estes bolbos estavam a atingir preços loucos e a Bolha estava prestes a rebentar.

Este medo de perder a Oportunidade acabou por inflacionar cada vez mais os preços dos bolbos das Tulipas até que a Bolha rebentou e os preços derreteram completamente.

 

2. F.O.M.O. com a Internet

Também se viu o F.O.M.O acontecer durante a Bolha Tecnológica do fim dos anos 90, quando os Investidores estavam com medo de perder a Grande Oportunidade de investir no futuro da Internet.

Já se falava muito no potencial da Internet e nas maravilhas que esta iria trazer para a nossa sociedade. As pessoas começaram a atribuir um grande valor a empresas do ramo tecnológico que estavam cotadas em Bolsa. Uma empresa que tivesse um website era super-inflacionada em Bolsa, com os investidores a atribuir valorizações de biliões de dólares para empresas recentemente criadas, que não produziam nada, que não vendiam nada!

No início, alguns conseguiram rentabilidades elevadíssimas, mas outros tantos Investidores seguiram-se com o medo de perder a última Grande Oportunidade, com medo de não se expor à indústria da Internet.

Por verem os vizinhos a enriquecer muito rapidamente, quiseram entrar no comboio, não quiseram perder o andar da carruagem e acabaram por entrar no pico da Bolha… para depois rebentar completamente nos meses seguintes!

 

 

3. F.O.M.O. na Bolha Imobiliária

O F.O.M.O esteve bem latente também entre 2005 e 2007, durante a Bolha Imobiliária.

As pessoas estavam a acreditar que os preços das casas só podiam subir, subir, subir.

Uma vez mais este medo de perder a Oportunidade verificou-se, com investidores a verem outros à sua volta a ficar ricos rapidamente e a querer aproveitar a boleia enquanto ela durava.

Muitos entraram com mau timing, quando os preços de ativos ligados ao setor imobiliário já estavam muito inflacionados. E acabaram por ver as suas poupanças a derreter nos anos seguintes.

 

 

E não penses que isto são só histórias do passado!

 

O comportamento humano não muda e volta e meia lá temos mais um episódio de F.O.M.O.

Aconteceu em 2017 com a Bitcoin.

 

 

4. F.O.M.O. com as Criptomoedas

Em 2017, eu ouvia pessoas a falar de Bitcoin em todo o lado. Nos corredores da faculdade, na rua, no autocarro, no supermercado, em todo lado!

Eu ouvia algumas pessoas a falar sobre Bitcoin que nem sequer organizam as suas finanças pessoais. Nem sequer sabem o que é um Depósito a Prazo, um Certificado de Aforro; ou o que é um Fundo de Emergência. Ou o que significa investir em Obrigações, ou em Ações, ou no Imobiliário. Muitas destas pessoas têm ZERO conhecimento de matéria económica e financeira e no entanto comentavam com os amigos a Grande Oportunidade que não podiam perder em investir em Bitcoins. Algumas pessoas diziam-me que eu devia expor-me mais à Bitcoin, que ela chegaria a 100.000 dólares no espaço de meses (em maio de 2020 ainda não chegou a este valor!)

E quando é que as pessoas mais falaram sobre o tema? Quando o preço da Bitcoin estava nos 16.000 dólares! Muita gente entrou lá em cima, no topo, para depois ver o valor do investimento a derreter completamente ao longo dos meses seguintes. 

 

5. F.O.M.O. com a Cannabis

Situação semelhante aconteceu com as ações ligadas à indústria da Cannabis em 2018.

As pessoas viam os preços das ações destas indústrias destas Empresas a subir, subir, subir; não quiseram perder o barco e entraram quando os preços das ações estavam demasiado esticados para o que as empresas verdadeiramente valiam (que era ZERO!!!).

Uma vez mais, as pessoas que tiveram Medo de Perder a Oportunidade, viram os seus investimentos derreter completamente nos meses seguintes.

 

 

Eu não sei qual vai ser a próxima Grande Novidade! Mas vai acontecer novamente!

Infelizmente para muitos investidores, este medo de perder a carruagem acaba por se refletir em perdas avultadas.

Por isso é tão importante controlar as emoções. Controla a ganância e o medo!

Haverá períodos em que tu vais ver as pessoas à tua volta enriquecer rapidamente. Elas vão-te dizer que não podes perder a Grande Oportunidade de investir nisto ou naquilo. Elas vão-te contar mil e uma histórias do vizinho A ou do vizinho B que multiplicou o dinheiro por 5 vezes no espaço de 12 meses. Alguns vão-te insultar por não aproveitares a oportunidade de investir na última Grande Novidade. Mas ignora-as!

É importante que, nessas alturas, evites a ganância de enriquecer rapidamente e o Medo de Perder a Oportunidade (F.O.M.O.).

Ofereci-te aqui alguns exemplos em que o F.O.M.O. foi bem visível. Poderia escrever mais uma dezena de artigos a dar-te mais exemplos de F.O.M.O. Mas creio que já viste os perigos de não dominar o medo e a ganância. Controla-os!

Agradeces-me depois!

 

Saudações lucrativas,

Frederico Santarém

——————————————————————————–

 

Se ainda não pertences à lista exclusiva dos Investimentos Lucrativos, podes fazê-lo hoje mesmo. Basta dizeres o teu nome e email aqui em baixo e vais receber conteúdo exclusivo todas as semanas: