Select Page

Como investir dinheiro em 2020?

Quais os investimentos com melhores rentabilidades no novo ano?

Onde investir o nosso capital?

Hoje trago-te 4 diferentes tipos de investimentos que podes considerar para o ano de 2020.

 

1. Ações

Quer os mercados estejam sobre-avaliados ou deprimidos em 2020, quer estejamos em Bull Market ou Bear Market, há sempre oportunidades onde investir.

Ações a cotar abaixo do seu valor intrínseco não faltarão em 2020. Oportunidades excelentes geralmente duram pouco, por isso fica atento(a)!

Há sempre excelentes empresas que podes comprar, muitas vezes por preços bem abaixo do valor intrínseco da empresa.

 

2. Imobiliário

Este é um ativo financeiro que te pode ajudar a rentabilizar muito o teu capital.

Há sempre oportunidades no mercado para comprar boas propriedades e que tu podes rentabilizar.

Considera arrendar uma casa a estudantes, ou a outras pessoas que precisem de habitação naquele local. Ou porque não arrendar a turistas por um fim-de-semana ou uma semana?

Em Portugal não faltam oportunidades no setor imobiliário. E mesmo que o mercado abrande em 2020, haverá sempre excelentes negócios a concretizar.

Investir (bem) em imobiliário continuará a ser uma opção rentável.

 

3. Investimentos de curto prazo (equivalentes de dinheiro)

Considera investir uma pequena parte do teu capital nestes instrumentos de curto prazo. Não invistas grandes quantidades, pois eles não rendem praticamente nada.

Estamos a viver um período de recordes absolutos de rentabilidade mínima sobre os depósitos a prazo ou sobre as obrigações do Tesouro (Certificados de Aforro e Tesouro).

São bons instrumentos só para não teres o dinheiro parado. O dinheiro debaixo do colchão rende 0%!

Investires parte do teu capital em instrumentos de curto prazo como os Depósitos Bancários e os Certificados de Aforro permitem-te manter, pelo menos, a par da inflação.

Estes investimentos devem ser considerados para menos de 12 meses (Depósitos) ou para o teu Fundo de Emergência (Certificados). Isto porque é muito difícil obteres rentabilidades superiores à inflação com estes instrumentos a longo prazo. Principalmente numa altura como a que vivemos agora, com reduzidas rentabilidades sobre a dívida pública.

O Banco de Portugal prevê que a inflação para 2020 seja de 0.4%. Temos de procurar instrumentos que ofereçam rentabilidades superiores a este valor ou estaremos a perder dinheiro.

Tens os Certificados de Aforro dos CTT que têm rentabilidades próximas de 0.6% (dados de dezembro de 2019). É muito pouco, mas ligeiramente acima da inflação projetada para 2020.

Tens também alguns Depósitos a Prazo que rendem um pouco acima da inflação projetada para 2020.

A RAIZE é uma plataforma de serviços financeiros que oferece oportunidades de investimento nestes instrumentos bancários. Um destes depósitos tem uma duração de 6 meses e oferece uma rentabilidade de 0.5%. Uma vez mais digo, este valor é muito reduzido, mas é um instrumento que te vai ajudar a manter “à tona da água”. Ou, dito de outra forma, ajuda-te a não perder dinheiro. Deixo aqui o link para poderes explorar este e outros depósitos.

 

4. Investir em ti mesmo

Compra livros, frequenta cursos, ouve podcasts, vê vídeos e lê artigos sobre dinheiro (como os dos Investimentos Lucrativos). Seja de que forma for, investe em ti mesmo! Tudo isto ajuda-te a crescer. São estas formações e a constante aprendizagem que te ajudarão a rentabilizar mais o teu potencial.

Para mim, este será sempre o investimento que rende os melhores juros.

Quer estejamos em 2020, em 2050, ou daqui por mil anos, quem investe em si mesmo rentabiliza melhor o seu potencial, cresce mais, contribui mais para a sociedade!

Eu invisto todos os anos centenas de euros em livros, cursos, e em várias formações. Leio sobre investimentos, economia e finanças, desenvolvimento pessoal, gestão, psicologia, linguagem corporal, biologia, divulgação da ciência e biografias. A leitura de um leque alargado de livros das várias áreas do conhecimento permitiu-me sempre crescer, e muito!

Só em 2019 investi mais de 600€ em livros, cursos e Masterminds.

 

Estes são os quatro instrumentos onde investir dinheiro em 2020.

Saudações lucrativas!

Frederico Santarém

—————————————————————————

 

Se ainda não te juntaste à Comunidade dos Investimentos Lucrativos, podes fazê-lo aqui em baixo.

Vou enviar-te estratégias e táticas de investimento todas as semanas para que possas investir melhor e ter mais liberdade na tua vida.