fbpx
Select Page

Semana Lucrativa 6, um espaço onde comentamos os principais eventos que impactaram os mercados na semana anterior e aqueles eventos que poderão causar variações nos nossos portefólios de ações.

 

Principais eventos da semana anterior:

  • Os números do emprego nos EUA para novembro ficaram bem aquém do esperado: 245.000 novos contratados quando se esperavam 440.000. No entanto, a taxa de desemprego ficou em linha com o esperado (nos 6.7%). A prejudicar estes números esteve esta nova onda de confinamentos que obriga muitas empresas a fechar mais cedo e a vender menos. Os mercados reagiram em alta com esta notícia, pois os investidores esperam que os estímulos financeiros por parte dos bancos centrais continuem. O S&P500 subiu 1.79% esta semana, o Nasdaq 1.95%, o Dow Jones 1.13%, o Russell 2000 subiu 2%, o STOXX 600 0.45% e o PSI-20 1.55%.
  • As vendas online durante a Cyber Monday atingiram $10.8B nos EUA, um recorde absoluto para o comércio online nos EUA e que representa um crescimento de 15% face a igual período do ano passado. Os números têm sido extraordinários para as retalhistas online: por exemplo a Shopify viu as vendas subirem 75% face ao ano passado para $2.4B.
  • Durante o Thanksgiving Day as vendas online subiram 22% face ao ano passado, atingindo um novo recorde nos $5.1 biliões de dólares.
  • As vendas globais de semicondutores aumentaram 6% em outubro face ao mesmo período do ano passado para 39 biliões de dólares.
  • A Dinamarca anunciou o fim da exploração de petróleo e gás no Mar do Norte até 2050. O maior produtor de petróleo e gás da União Europeia quer colocar um ponto final na era dos combustíveis fósseis.
  • A Amazon anunciou que as vendas no site no período da Black Friday até à Cyber Monday tiveram um crescimento de 60% para os 4.8 biliões de dólares.
  • A WarnerBros (da AT&T) anunciou que vai lançar 17 filmes novos diretamente na sua plataforma de streaming HBO Max. Como os cinemas continuam a ser afetados severamente pelo Confinamento, as produtoras de filmes têm optado por estrear filmes diretamente nas plataformas de streaming.
  • Na área das aquisições tivemos os anúncios da Salesforce que vai comprar a Slack por 27.7B, a S&P Global que vai adquirir a IHS Markit por $44B, e a Amazon está em conversações para adquirir a Wondery (produtora de Podcasts) para competir também no setor aúdio.
  • Resultados trimestrais de empresas internacionais: Hewlett Packard Enterprise anunciou receitas de $7.21B em linha com o ano anterior, mas o Free Cash Flow (FCF) caiu dos 655M para 223M neste período; A Slack Technologies teve um lucro por ação (EPS) de $0.01 e as receitas cresceram 39% YoY para 234 milhões de dólares; a Zoom Video apresentou receitas de $777 milhões e EPS de $0.99.

 

 

 

Principais eventos da próxima semana:

 

——————————————————————————–

 

Se ainda não pertences à lista exclusiva dos Investimentos Lucrativos, podes fazê-lo hoje mesmo. Basta dizeres o teu nome e email aqui em baixo e vais receber conteúdo exclusivo todas as semanas: