Semana Lucrativa 12, um espaço onde comentamos os principais eventos que impactaram os mercados na semana anterior e aqueles eventos que poderão causar variações nos nossos portefólios de ações.
Principais eventos da semana:
- O Russell 2000 caiu 2.88% e o Nasdaq 1.08%. Do lado das subidas tivemos o S&P500 com 1.49%, Dow Jones com 1.45% 20 e o STOXX 600 com 1.04%. Apenas o PSI-20 manteve-se praticamente inalterado.
- Talvez a notícia mais importante da semana tenha sido o do navio encalhado no canal de Suez. Isto tem representado um impacto no comércio global de $9.6B diariamente.
- Está a haver uma falha na cadeia de microprocessadores, com centenas de indústrias já prejudicadas um pouco por todo o mundo. Frigoríficos, telemóveis, televisores, automóveis… tudo usa microprocessadores hoje em dia!
- A FED vai permitir que os grandes bancos regressem à recompra de ações e aumentem os seus dividendos em julho.
- O PIB trimestral dos EUA veio nos 4.3%, quando se esperavam apenas 4.1%.
- Na Alemanha o Índice de Gerente de Compra Industrial Alemão (PMI) veio nos 66.6, quando se esperava por 60.7. Este é o valor mais alto do último ano e mostra a recuperação económica do país a ocorrer a todo o gás!
- Os pedidos de desemprego nos EUA vieram nos 684 mil, quando se esperavam 735 mil.
- O número de desempregados em Portugal aumentou 37% em fevereiro face a igual período do ano anterior. A região mais afetada é o Algarve, que está dependente do turismo.
- Do lado das aquisições e fusões tivemos a Blackstone a propor adquirir a rede de casinos australiana Crown Resorts por $6.2B; a Microsoft quer comprar a Discord por $10B, embora esta empresa está mais interessada em fazer uma IPO do que ser adquirida; e a Kansas City Southern aceitou ser comprada pela Canadian Pacific Railway por $25B, criando uma operadora ferroviária que vai conetar Canada, EUA e México.
- Resultados trimestrais:
- Tencent Music Entertainment: receitas aumentaram 14% para os 8.34B de yuan; o lucro líquido veio nos 1.21B yuan
- GameStop: lucros por ação vieram nos $1.34. A empresa anunciou que está a pensar emitir mais ações, aproveitando a loucura que aconteceu com a cotação em 2021 (quando disparou mais de 2000%!!!)
- General Mills: as receitas subiram 8% para os $4.5B e os lucros por ação nos $0.96 (uma subida de 30% em relação ao ano anterior).
- Adobe: as receitas aumentaram 26% YoY para os $3.91B. O lucro líquido também subiu 32% para os $1.26B.
- RH: as receitas subiram 7.5% para os $2.8B e o lucro líquido subiu 24% para os $271M.
Principais eventos da próxima semana:
- Quanto a resultados trimestrais, teremos: BYD, Carnival, BlackBerry, BioNTech na 3ª-feira; Micron, Walgreen Boots, Mota-Engil, na 4ª-feira.