fbpx
Select Page

O que são as BATs?

 

“Bats?”

“Espera aí…ele está a falar de morcegos?”

“É que bats significa morcegos em inglês”

 

Não, não estou a falar de morcegos.

Estou a falar das ações BAT, um acrónimo que se refere três das maiores empresas tecnológicas da China: Baidu, Alibaba, e Tencent.

No seu conjunto, fazem lembrar as FAANG (de que falei noutro artigo).

São grandes potências económicas, empresas altamente dominantes no seu setor, altamente lucrativas, e destacadas da concorrência.

Apesar das semelhanças com os seus pares americanos (Baidu – Google; Alibaba – Amazon; Tencent – Facebook), também têm algumas diferenças.

Quero que te familiarizes com as ações BAT, para que da próxima vez que ouvires falar deste acrónimo saibas que os investidores estão a referir-se a empresas com enorme potencial de crescimento no continente asiático.

Aliás, alguns destes colossos asiáticos têm modelos de negócio disruptivos e estão a anos-luz do que quer que se faça no Ocidente.

Por isso é tão interessante viajar e ficar a conhecer outros mercados…

Apresento-te brevemente cada uma destas empresas abaixo.

 

 

1. Baidu

Criada em 2000, detém o motor de pesquisa mais usado na China.

O modelo de negócio é simples: oferecem um conjunto de serviços gratuitos onde são disponibilizadas publicidades de empresas.

As receitas advêm destas publicidades dirigidas aos consumidores com base nos seus perfis, tal e qual como a Google faz.

Enquanto que a Google domina no mundo ocidental, a Baidu domina num mercado de mais de 1.5 biliões de pessoas. Controla mais de 70% do mercado na China e 98% das receitas provêm deste país!

Têm dois segmentos principais: Baidu Core e iQiyi.

A Baidu Core incluí serviços como pesquisa (Baidu Search), mapas (Baidu Maps), media sociais (Baidu Post), música, vídeo (Baidu Haokan e Baidu Quanmin), plataformas comunitárias de partilha de conhecimento (Baidu Knows, Wiki, Healthcare Wiki, Wenku, Scholar, Experience), marketing (Video Ads, oCPX, P4P, e gestão de clientes), serviços de inteligência artificial, Cloud (Baidu Cloud), assistentes de voz (DuerOS), e a Appollo (focada no desenvolvimento de carros autónomos, líder na China). Têm ainda uma série de produtos e serviços acessórios como Baidu Union, Baijiahao, e programas para telemóveis.

Na Baidu App podem encontrar-se a maioria destes serviços. A App contava com cerca de 200 milhões de utilizadores em 2020.

A iQiyi é um serviço de entretenimento semelhante à Netflix que conhecemos no ocidente. Tem cerca de 500 milhões de utilizadores ativos por mês (MAUs – monthly active users) e 140 milhões de utilizadores ativos por dia (DAUs – daily active users)! Tal como a Netflix, incluí conteúdo original e licenciado por terceiros.

Nos últimos 10 anos a empresa tem aumentado as receitas em cerca 36%/ano, o lucro operacional em 13%/ano e o Dinheiro Livre em Caixa (FCF) em 16%/ano.

Apresenta margens gigantes: 45% margem bruta; 22% margem líquida, 27% margem FCF.

 

 

 

2. Alibaba

É um gigante do comércio online!

Domina completamente todo o mercado asiático e integra diversas plataformas e serviços, muitos deles líderes asiáticos ou até mundias:

Taobao: maior loja de comércio online na China que, ao contrário da Amazon, oferece uma experiência de compra online partilhada, onde os usuários conhecem os gostos de outros usuários. Que eu saiba, é a única plataforma de comércio online comunitário (corrige-me nos comentários se estiver errado).

Tmall: é a maior plataforma do mundo de comércio online na categoria de Marketplace (um “mercado” online onde negócios se encontram com os clientes e onde os proprietários de negócios pagam uma comissão por venderem nesse Marketplace).

Freshhippo: cadeia de comércio de retalho que une as vendas online à distribuição de produtos offline. Tem muitos armazéns espalhados pela China que facilitam a distribuição de produtos encomendados online.

AliExpress: bem conhecida dos portugueses, permite comprar e vender produtos de todo o mundo, tanto produzidos na China como noutro país qualquer. São líderes em mercados como a Rússia, Espanha, França, entre outros.

Lazada: a plataforma de comércio online com mais rápido crescimento em toda a Ásia! Dirigida sobretudo a pequenas e médias empresas, está presente na Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnam. Já serve mais de 70 milhões de utilizadores nestes países.

Alibaba.com: é líder indiscutível na China. Semelhante às outras plataformas, mas oferece muito mais serviços: desde mercados que cruzam pequenas, médias e grandes empresas com consumidores, a serviços financeiros e marketing digital. Em 2020 tinha mais de 20 milhões de compradores registados na plataforma em mais de 190 países.

Ele.me: um serviço de pedido e entregas de comida, semelhante a UberEats, Globo e outras plataformas da economia partilhada que têm surgido nos últimos anos. A Ele.me está altamente integrada com outros serviços da Alibaba, incluindo os serviços de pagamento da AlyPay.

YOUKU: serviço de vídeo online semelhante ao YouTube, permite aos utilizadores procurar, ver e partilhar vídeos. A marca YOUKU é das mais reconhecidas entre a população chinesa. Muito do tráfego originado para as plataformas de comércio online provêm da YOUKU (mais um serviço de integração dentro do ecossistema da Alibaba).

Alimama: é o serviço de integração da Alibaba que permite monetizar todos os restantes serviços. Usando tecnologia de dados (Big Data), faz corresponder os pedidos dos consumidores aos produtos dos vendedores. É quase o coração da empresa.

Alibaba Cloud: é, nas palavras da empresa, a espinha dorsal da Alibaba. É um serviço tecnológico em nuvem (Cloud), que permite guardar enormes quantidades de dados dos utilizadores das várias plataformas e permite a outras empresas desenvolver mais serviços. Tudo o que possas pensar de IoT (Internet-of-Things) e IA (Inteligência Artificial) está aqui incluído! É o maior serviço de Clouding da China e o maior serviço de infraestruturas (IaaS) da região asiática e do Pacífico.

Ant Group: é líder em serviços financeiros na China. Parente da AliPay, o serviço mais usado pelos chineses. é uma subsidiária que integra diversas valências de serviços financeiros e a mais alta tecnologia do mundo para servir milhões de pessoas à volta do Globo.

Ainda detém outros serviços como a 1688.com, DingTalk (um local de trabalho onde as pessoas se reúnem online), CaiNiao (serviço de logística para entrega de produtos), UC News, Tudou, Alibaba Pictures, Alibaba Literature, Damai.cn, amap.com, Xiami Music, Fliggy, Kaola, etc.

bats alibaba negócios

Os vários negócios da Alibaba Group. Imagem retirada do Departamento de Relações com os Investidores (Alibaba).

 

Podes ver a história completa da empresa desde 1999 aqui.

Nos últimos 10 anos, as receitas, o lucro operacional e o FCF têm vindo a crescer 60%/ano!

Só a Alibaba Cloud cresceu 60% em 2020! É a empresa que mais cresce em serviços de Clouding, destronando completamente a Amazon ou outros concorrentes nos serviços de clouding!

bats alibaba negocio

O crescimento da Alibaba Group. Imagem retirada do Departamento de Relações com os Investidores (Alibaba).

 

 

3. Tencent

Outro gigante tecnológico chinês, que detém muitas das maiores empresas do mundo.

Oferece múltiplos serviços de comunicação:

WeChat: parecido com o WhatsApp bem conhecido por nós no ocidente, é o serviço de mensagens #1 na Ásia, servindo mais de 1.2 mil milhões de pessoas!

QQ: serviço de mensagens instantânea e plataforma social. É semelhante à plataforma central do Facebook que nós conhecemos.

Qzone: plataforma de media social para partilhar fotos e vídeos entre amigos, mais parecida com o Instagram.

bats tencent negocios

Negócios na área de comunicações da Tencent Holdings. Imagem retirada do Departamento de Relações com os Investidores (Tencent).

 

Mas onde a Tencent domina a sério é nos serviços digitais que conetam as pessoas. Detêm as maiores plataformas de jogos, cinema, desporto e música da China. Vejamos:

Tencent Games: líder mundial no desenvolvimento de jogos (!), com mais de 140 jogos licenciados em 200 países. Honour of Kings e League of Legends são dois dos jogos mais jogados de sempre!

Tencent Video: detém o maior portefólio de vídeos da China, quando medido pelo número de utilizadores diários (DAUs).

Weishi: plataforma de criação e partilha de pequenos vídeos entre as pessoas.

Tencent Pictures: plataforma aberta de conteúdo de elevada qualidade de vídeo, com dezenas de canais de televisão e dezenas de filmes populares na China.

Kandian: serviço de streaming de conteúdo, semelhante à Netflix que nós conhecemos em Portugal. Tem mais de 240 MAUs e mais de 10 biliões de conteúdos consumidos diariamente! Os utilizadores passam, em média, uma hora na plataforma.

Tencent News: líder chinesa de partilha de notícias.

Tencent Sports: plataforma líder na China de conteúdo relacionado com desporto.

China Literature Limited: mercado de literatura online, estando a ser revolucionária neste que era um setor em decaimento.

Tencent Animation and Comics: é a mais proeminente plataforma de produção de Anime na China. O Anime na China é fortíssimo, trazendo uma legião de entusiastas! E a Tencent vai à frente com mais de 120 milhões de MAUs, 30 mil trabalhos de Anime produzidos, e milhões de visualizações de conteúdo animado. Têm enorme presença noutros mercados como o Japão, Coreia, Tailândia, Malásia, e em mais outros 30 países.

Tencent eSports: não só a China é líder nos desportos online (eSports), uma tendência que está a tardar a chegar à Europa, mas também a Tencent é líder em mais uma frente! A Tencent eSports integra um conjunto de outros serviços relacionados com jogos, vídeos e música e organiza os maiores eventos do mundo de eSports, incluindo o mais aclamado de todos: a Liga Mundial de League of Legends.

Tencent Music Entertainment: é como a Spotify do ocidente. É líder na China e providencia milhões de músicas a mais de 800 milhões de MAUs na plataforma.

negocios bat tencent

Negócios na área dos serviços de conteúdo digital da Tencent Holdings. Imagem retirada do Departamento de Relações com os Investidores (Tencent).

 

Também oferece serviços financeiros, incluindo serviços de pagamento como WeChat Pay, QQ Wallet, LiCaiTong, e serviços de organização de portefólio e segurança como Tencent Portfolio e Tencent Blockchain.

bats tencent negocios

Negócios financeiros da Tencent Holdings. Imagem retirada do Departamento de Relações com os Investidores (Tencent).

Oferece ainda um conjunto de diversas ferramentas: Tencent Mobile Manager e Tencent PC Manager (segurança), QQ Browser (navegação online), Tencent Map (mapas e navegação), YingYongBao (aplicação Android para descarregar outras Apps, parecida à nossa Google PlayStore), QQ Mail (serviço de emails), e Weixin Mini Programs (múltiplos programas).

bats tencent negocios

Outros negócios da Tencent Holdings. Imagem retirada do Departamento de Relações com os Investidores (Tencent).

Nos últimos 10 anos tem crescido as receitas a um ritmo de 39%/ano, lucro operacional a 31%/ano, e FCF a 28%/ano.

Apresenta margem bruta média de 45%, líquida de 25%, e de FCF de 24%.

É a única das 3 BATs que paga dividendos.

 

 

 

Se consideras que por vezes as FAANG estão caras (e eu compreendo, pois na maior parte do tempo excelentes empresas não se encontram baratas em Bolsa), podes olhar para as BATs e, por vezes, encontrar boas oportunidades de investimento.

Claro que isto não constitui aconselhamento financeiro. É apenas uma partilha de ideias.

Partilhei contigo os múltiplos negócios onde as BATs estão envolvidas e onde têm apresentado um crescimento que deixa as concorrentes do mundo ocidental a coçar a cabeça!

O mercado asiático é realmente interessante…

E com as previsões a apontarem para que a China ultrapasse os EUA enquanto supremacia económica, vai ser interessante observar o crescimento deste mercado nos próximos anos. Aliás, Ray Dalio é um dos super-investidores que tem vindo a investir fortemente na China.

 

Diz-me nos comentários quão útil foi este artigo para ti.

Saudações lucrativas!

Frederico