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Recebo esta pergunta com frequência:

“Como é que um académico como tu arranja tempo para estudar empresas onde investir e ainda consegue fazer um doutoramento, escrever artigos científicos e gerir projetos de investigação, gerir um blog, e produz vídeos para o canal de YouTube. Como é que se tem tempo para isto tudo e ainda para descansar e gozar a vida?”

 

Uma pergunta muito interessante!

À qual quero responder neste artigo.

Apresento-te 3 Formas para Organizar a Vida Pessoal com eficácia e assim ter tempo para estudar investimentos.

 

 

1.  Planificação

Em primeiro lugar é preciso planificar.

Eu planeio os Objetivos para o ano seguinte.

Começo em dezembro de cada ano a planear o ano seguinte.

O que vou fazer no próximo ano? Que metas quero atingir? Quais são os objetivos prioritários e quais são aqueles que não são tão relevantes?

É importante que planeies o próximo ano com antecedência.

Igualmente importante…é planearmos o mês, a semana e o nosso dia!

 

Eu planeio o meu dia à hora.

O que quero dizer com isto?

O dia tem 24 horas para toda a gente.

Dessas 24 horas, cerca de 8 horas são para dormir, 3 horas são para refeições, 1 hora gastamos entre viagens, banhos, quartos-de-banho, e outras tarefas mundanas das quais nem damos conta.

Sobram-nos cerca de 12 horas por dia para fazer alguma coisa…

E é por isso que é crucial nós definirmos quais são as tarefas a executar no dia e atribuir-lhes uma hora específica.

Quando é que vamos escrever um documento importante?

Quando é que vamos ler e-mails?

Quando é que vamos ler um relatório importante?

Quando é que vamos reunir com um parceiro de negócios?

E com um cliente?

É mesmo muito importante que definas uma hora para escrever, uma hora para ler, uma hora para pensar…enfim, definir horas para tudo!

“Frederico, tem de ser uma hora por tarefa?”

Não, não tem!

Há tarefas que nos ocuparão 2 horas. Há outras que precisaremos de 4 horas. Outras, apenas 30 minutos.

O importante é nós escrevermos num papel ou no computador em que horário vamos fazer cada tarefa.

E é escrever! Não é pensar!

Porque a organização de tarefas no nosso cérebro é limitada. Ao fim de 2 ou 3 tarefas já perdemos o fio à meada!

Esta estratégia não é minha. É usada pelos melhores do mundo.

Se olhares para os grandes CEOs deste mundo, eles têm várias empresas (5, 6, 7 empresas) e ainda têm tempo para estar com a família, praticar exercício físico, estar em constantes formações, relaxar com os amigos numa casa de férias…

Tudo porque planeiam o seu dia.

Porque escrevem as tarefas e atribuem-lhes um horário.

E assim têm tempo para tudo na vida, enquanto outras pessoas se queixam que 24 horas não dá para nada…

É mesmo importante que planifiques o teu calendário.

Mesmo que te custe muito no início (e custa), a longo prazo vais fazê-lo com naturalidade e verás a diferença.

 

Nota adicional: todos os dias eu revejo o que correu bem naquele dia e o que pode correr melhor.

Ou seja, vejo o que é possível melhorar naquela tarefa quando a executar novamente no dia seguinte ou na semana seguinte.

É importante fazer esta reflexão para limar arestas.

Uma vez mais, é um processo que custa no início, mas a longo prazo traz tremendos benefícios.

 

Bónus: para te ajudar a organizar melhor o teu dia, partilho contigo o documento da minha Organização.

É um ficheiro Word onde todos os dias eu escrevo:

  • 3 Coisas pelas quais sou grato (muito importante para nos motivar. Podem ser repetidas)
  • Os 3 principais objetivos para a semana, mês e ano (em princípio têm uma ligação lógica entre eles)
  • Os vários objetivos do Dia (que se ligam aos da semana, mês e ano)
  • 3 Frases Positivas sobre Sucesso (para nos motivar a fazer mais e melhor)
  • Reflexões sobre O Que Correu Bem, O Que Poderei Fazer Diferente, e Como Posso Melhorar
  • Outras Tarefas que vão aparecendo e que podem ser realizadas nos dias seguintes
  • A Pontuação do Dia, para que possamos perceber se estamos no bom caminho ou no excelente caminho
  • O Prémio do Dia e o Prémio da Semana (o Prémio do dia pode ser ver 1 filme na Netflix, jogar um jogo com os amigos, ir tomar café com os amigos, etc.) (o Prémio da Semana deverá ser um prémio de importância superior, como ir passear com a família, permitimo-nos fazer algo único, enfim…dá asas à imaginação)
  • Notas adicionais que possam aparecer

Pode parecer complexo no início, mas garanto-te que com a prática vais melhorando.

E mais importante: VAIS SENTIR A TRANSFORMAÇÃO!!!

Carrega aqui para descarregar o ficheiro e começa HOJE a organizar a tua vida.

(em alguns casos o documento poderá parecer desformatado; no entanto, faz o download e confirma com o teu leitor de documentos como aparece o ficheiro)

 

 

2. Ultra-foco

Muito importante: estarmos ULTRA-FOCADOS!

O que significa isso?

Significa desligar todas as distrações quando estamos a executar uma tarefa.

Quando estou a executar uma tarefa que exija muito de mim, como escrever, eu desligo o telemóvel.

Ou pelo menos coloco-o em silêncio e viro o ecrã para baixo para assim não haver distrações.

Não há qualquer notificação de notícias, mensagem de amigos, telefonema ou outra coisa qualquer a distrair-me.

É mesmo importante que o faças.

Diz comigo:

“Quando escrevo, não tenho distrações.”

“Quando leio, não tenho distrações.”

Mesmo quando te telefonarem, não atendas o telemóvel se estás a executar uma tarefa que exija 100% de ti.

O mais provável é que esse telefonema possa esperar.

O mais provável é que a mensagem que entrou no Messenger possa esperar.

O mais provável é que a última notícia do dia possa esperar pela tua atenção.

 

Estar ocupado não é ser produtivo!

Há muitas pessoas que dizem estar a trabalhar 8 horas por dia e não conseguem ainda assim cumprir todos os objetivos a que se propuseram.

Pois não!

Porque na verdade não estão focadas.

Têm a televisão ao lado a distraí-los.

Têm o telemóvel sempre a tocar com a entrada de uma nova mensagem.

Têm o computador a notificá-los de algo novo que não interessa para nada.

É preciso ter foco! É preciso ULTRA-FOCO!

Há um livro muito bom sobre foco do Daniel Goleman que recomendo a todos os que queiram aprender a focar-se mais.

Há mais dois livros sobre o tema que ainda não li, mas que tenho muita curiosidade:

Ultimate Focus do Chandler Kitching

e

Deep Work do Carl Newport.

(Se já os leste, dá-nos a tua opinião por favor)

 

 

3. Dizer NÃO a quase tudo

Esta aprendi com os milionários.

Dizer NÃO a quase tudo!!!

Aliás, há quem diga que essa é a diferença entre os ricos e os milionários.

Para se ser rico é preciso dizer SIM a quase tudo…aceitar-se quase todos os projetos que nos aparecem e que nos dão mais rendimentos.

Para se ser milionário é preciso dizer NÃO a quase tudo.

No início de carreira vamos dizendo SIM a quase todos os projetos que nos aparecem, pois estamos sedentos de sucesso (e precisamos de dinheiro de qualquer das formas).

A verdade é que quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, não fazemos nada bem.

Quando dizemos SIM a quase tudo, acabamos por fazer muitas coisas…mas não fazemos nenhuma bem.

Eu cada vez digo mais vezes NÃO a projetos que apareçam.

Tenho sempre pessoas a sugerir-me ideias novas. Querem sempre juntar-se e fazer algo novo.

Mas é preciso dizer não a quase todas estas ideias!!!

São ideias excelentes vindas de pessoas excecionais.

Mas é preciso focarmos a nossa atenção num projeto de cada vez e levá-lo até ao fim.

Ou caímos no erro de abraçar um novo projeto, juntá-lo aos 9 que já tínhamos, e ter 10 na agenda…todos incompletos e mal-executados!

Dizer não também é uma arte que se aprender.

 

 

É mesmo muito importante que uses estas 3 formas para organizares a tua vida pessoal.

 

Em resumo:

  • Planificação
  • Ultra-Foco
  • Dizer NÃO a quase tudo

 

 

Estas são as 3 formas que eu uso para organizar a minha vida.

Mas gostaria de saber como tu organizas a tua.

Diz-me nos comentários como organizas a tua vida que eu gostaria muito de saber.

 

Saudações lucrativas,

Frederico Santarém

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